O Lidl não respeita o direito à greve dos seus trabalhadores

Os trabalhadores do Entreposto-Norte da rede de supermercados Lidl estarão em greve a partir de amanhã, durante três dias - 7, 8 e 9 de Agosto. Neste primeiro dia de greve, os trabalhadores irão concentrar-se num protesto em frente às instalações do Entreposto do Lidl de V.N.Famalicão, a partir das 08:00 horas.

Nota de Imprensa da Direcção Regional de Braga do CESP:

O Lidl não respeita o direito à greve dos seus trabalhadores

Foi emitido oportunamente um pré-aviso de greve para o Entreposto - norte da rede de supermercados Lidl para os dias 7, 8 e 9 de Agosto.

Ora com o receio esperado do impacto da luta dos trabalhadores neste armazém e o não abastecimentos das lojas, já hoje, pela manhã de dia 3 de Agosto, deram entrada 5 trabalhadores contratados a uma empresa de trabalho temporário, a Work Permit. À estrutura sindical deste entreposto não lhe foi dado a conhecer o plano de contingências. E espanta-se, que estes novos trabalhadores estão a desempenhar as mesmas tarefas dos trabalhadores Lidl efectivos e sem qualquer medida de distanciamento.

«A um posto de trabalho permanente, exigimos um vínculo efectivo»

Tudo se lhes serve e o Lidl recorre apressadamente a mão de obra barata e precária. São trabalhadores oriundos de países do sul da Ásia: paquistaneses , indianos. Países que se encontram com elevados níveis de contaminação do SARS-CoV-2, o Covid-19, e ainda

recentemente impuseram medidas mais duras, como o confinamento das suas populações.

O Lidl em vez de respeitar os seus trabalhadores e sentar-se à mesa para discutir vários assuntos do interesse dos seus trabalhadores, fechou-se totalmente para o diálogo, investindo gradual e fortemente na precariedade destes seus trabalhadores, a quem chama de "família". Relembramos que muitos destes trabalhadores auferem salários bem inferiores ao Salário Mínimo Nacional e vivem abaixo do limiar da pobreza.

lmporta para o Lidl é investir milhões de euros a cada ano em publicidade e campanhas de

marketing, entrando pelas casas a dentro publicidade enganosa e camuflando aos olhos de todos os portuguesas a dura realidade que vivem estes trabal hadores Lidl.

São objectivos da greve:

• O aumento dos salários de todos cs trabalhadores;

• A negociação do cadernc reivindicativo;

• A resolução dos problemas dos trabalhadores do Lidl