Respeitem-se as Crianças e os Profissionais de Educação de Infância

classroomDirigentes da FENPROF e do SPRC irão acompanhar o momento da reabertura dos jardins de infância, na próxima segunda-feira, designadamente quanto à segurança com que estes estabelecimentos de educação vão abrir.

Nota à Comunicação Social da FENPROF

1 de Junho é Dia Mundial da Criança
Respeitem-se as Crianças e os Profissionais de Educação de Infância

Dirigentes da FENPROF e do SPRC acompanharão o regresso aos jardins de infância, marcando presença em muitas localidades na sua reabertura

A FENPROF considera que, independentemente da necessidade do país de retomar a atividade, a vários níveis, e da importância social da reabertura dos jardins de infância, não é aceitável que o Governo tenha ignorado os alertas que esta Federação colocou, em 11 de Maio, na reunião realizada com responsáveis do Ministério da Educação (ME).

A FENPROF contesta a não realização de testes de diagnóstico para protecção, no regresso, dos trabalhadores do sector e de toda a comunidade educativa e reclama do facto de não estar determinada a redução do número de crianças por sala.

Para distribuir documentação às educadoras de infância e pessoal não docente, bem como aos encarregados de educação, e acompanhar o momento desta reabertura, designadamente quanto à segurança com que estes estabelecimentos de educação vão abrir, a FENPROF e o SPRC far-se-ão representar por dirigentes destas estruturas em:

Em Coimbra, Jardim de Infância Quinta das Flores

(AE Coimbra Sul) – 8.45 horas

Com a participação dos membros da Coordenação do SPRC (Anabela Sotaia e João Louceiro) e da coordenadora regional da Educação Pré-Escolar (Ana Paula Pires)

Nos restantes distritos da região cento:

- Em Aveiro, Jardim de Infância de Eixo (Agrupamento de Escolas de Eixo) – 9.00 horas

- Na Covilhã, Jardim de Infância do Rodrigo (AE Pêro da Covilhã) – 9.00 horas

- No Fundão, Jardim de Infância Porta Aberta (AE Gardunha e Xisto) – 9.00 horas

- Em Leiria, Jardim de Infância dos Capuchos (AE D. Dinis) – 9.00 horas

- Em Seia, Centro Escolar de S. Romão – 16.00 horas

- Em Viseu, Centro Escolar Rolando Oliveira (AE Viseu Norte) – 8.30 horas

Nos locais indicados, caso os órgãos de comunicação social pretendam fazer reportagem e obter declarações, bem como esclarecer um outro aspecto relacionado com a situação em apreço, haverá dirigentes sindicais que darão todo o apoio que for necessário.

Desde já se reitera que este regresso aos jardins de infância irá ocorrer sem que o ME tenha tomado todas as medidas que seriam adequadas, o que é imprudente!