Horas nocturnas vão contar no lay-off da Aptiv Braga

20200525Aptiv Braga arquivoNas retribuições do mês de Abril, as horas nocturnas não foram consideradas para calcular o valor a pagar em lay-off. Agora, tudo não passou de um erro informático. O SITE Norte, que expressou o seu protesto, reagiu com ironia à desculpa patronal.

A correcção foi arrastada durante todo este tempo e a administração da Aptiv veio corrigir o erro e efetuar o pagamento à pressa, no preciso momento em que o sindicato denunciou e exigiu a inclusão das horas nocturnas nos cálculos.

O facto de a administração alegar agora que se tratou de um erro informático merece do SITE Norte o comentário de que há coincidências felizes.

No comunicado que ontem divulgou aos trabalhadores da multinacional, que mantém o lugar da antiga Delphi no complexo Grundig, em Braga, o SITE Norte avisa que a COVID-19 e a forma como está a afectar o sector automóvel, em que este centro tecnológico se insere, não pode significar retirada de direitos ou rendimentos dos trabalhadores.

O sindicato insiste que a Aptiv tem condições financeiras para garantir o pagamento integral dos salários dos trabalhadores, sem precisar de recorrer a injecções da Segurança Social.

Que este caso sirva de exemplo, pois não será a pandemia que irá distrair e desanimar os trabalhadores, o seu sindicato de classe e a sua luta. O tempo é de vigilância com a saúde, mas também sobre os direitos e salários.

FONTE: FIEQUIMETAL