Mais empresas em “layoff”

frota azulNo sector privado rodoviários de passageiros, mais empresas desencadeiam processos de “layoff” como é o caso da Barraqueiro Transportes que inclui as marcas (Barraqueiro Alugueres; Barraqueiro Oeste; Estremadura; Boa Viagem; Esevel; Frota Azul; Mafrense) e Ribatejana Verde, ambas empresas do Grupo Barrqueiro/Arriva e a norte as empresas Auto Viação Pacense; Auto Viação landim; Albano Esteves Martins e Filhos; Auto Viação Cura; Transcovia. Também o grupo multinacional Arriva informou igual intenção em todas as suas empresas.

Andaram muitos anos a exigir “Menos Estado, Melhor Estado” para se apoderarem de importantes empresas, mas na situação de crise a palavra de ordem passa a ser “Mais Estado, Mais Estado”, de modo a que protejam os seus milhões e sejam os trabalhadores a pagarem os custos pela redução dos salários e com o dinheiro da Segurança Social de quem trabalha.

Alguns destes processos foram antecedidos de imposição de férias e sem consultarem os delegados sindicais, porque, quando o fizeram, apenas deram a informação apenas com argumentos genéricos de redução de facturação, embora ao longo de anos tenham acumulado lucros.

FONTE FECTRANS

FOTO: ANTÓNIO VERA - 23.3.2017