Greve contra despedimentos na Pietec – Cortiças

IMG 20180921 130122Em greve amanhã, 26 de Setembro, os trabalhadores da Pietec – Cortiças, em Fiaes, em Santa Maria Feira, irão concentrar-se à porta da empresa, onde contarão, a partir da 8:00 horas, com a presença de Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN.

Convocada pelo SOCN - Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte, a greve ocorre contra o despedimento colectivo de 41 trabalhadores, metade dos quais já dispensados temporariamente do serviço, alegadamente por extinção do posto de trabalho mas de facto por não aceitarem o regime de laboração continua - que conflitua com os horários de trabalhos acordados nos respetivos contratos.

Contemplada com o estatuto PIN (Projeto de Interesse Nacional), a Pietec – Cortiças comprometeu-se aumentar os postos de trabalho, ao invés de os reduzir.

Porém, há cerca de dois anos que a empresa tem vindo a querer impor o regime de laboração contínua, mas sempre sem sucesso face à firme oposição dos trabalhadores, que se recusam com base nos horários de trabalhos acordados nos respetivos contratos.

Executando as ameaças anteriormente feitas, a empresa pressiona agora os trabalhadores com o despedimento colectivo, quando é sabido que a estratégia da administração passa por voltar a contratar outros 41 ou mais trabalhadores com contratos que os obrigue ao regime de laboração continua.

FONTE: Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte